Quarta-feira , 20 Setembro 2017
Capa > Comportamento e Relacionamentos > Transmissão de DST’s pelo Beijo

Transmissão de DST’s pelo Beijo

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Os tempos mudaram. Infelizmente? Não sei. O que sei é que atualmente “rola” nas baladas uma liberdade muito maior do que há 10 ou 15 anos. Entre amigas e amigos, já existe até quem faça competição para ver quem beija mais na balada. Nada contra, afinal cada um sabe da sua vida. Porém o que muitas pessoas não sabem que o beijo é a “porta de entrada” para inúmeras DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Nem só pelo sexo é possível contrair uma doença sexualmente transmissível (DST).

transmissao-dst-pelo-beijo

Infecções respiratórias como as constipações (gripes)  podem ser transmitidas pelo beijo, mas este não é o único contágio que o beijo esconde.

Apesar de a via mais comum ser o sexo oral, o sexo vaginal e o sexo anal, contrair uma DST pelo beijo é possível. Ora vejamos o caso do vírus do herpes simplex, que se manifesta pela presença de vesículas quer a nível genital, quer a nível oral. O contato com a boca ou os genitais de alguém infectado, pode causar a doença, mesmo que esta não apresente sinais visíveis, o que torna ainda mais difícil saber que é portador da mesma.

Transmissão de DST's pelo Beijo

O sexo oral não é muitas vezes uma prioridade quando falamos de proteção contra as DST’s, mas a verdade é que este é um veículo de transmissão como os outros tipos de sexo, levando ao contágio quando é feito o contato entre a boca e os genitais de uma pessoa infectada, tanto para quem recebe o sexo oral, como para quem o faz.

Doenças como a gonorreia infectam as membranas mucosas do corpo. A infecção mais comum ocorre nos genitais, mas é também possível contrair gonorreia orofaríngea, cujos sintomas se assemelham aos de uma amigdalite e passam muitas vezes despercebidos. A transmissão entre parceiros é assim facilitada, o que pode trazer consequências para a sua saúde. Uma das consequências mais graves da gonorreia é a doença inflamatória pélvica que pode causar infertilidade nas mulheres e permitir que a gonorreia se alastre a outros órgãos, para além dos genitais.

A gonorreia pode ser transmitida dos genitais para a garganta do parceiro e da garganta do parceiro para os genitais durante o sexo oral. Desta forma, é possível que a mesma pessoa possa contrair gonorreia oral e genital e consiga transmitir a doença a outros parceiros. Apesar de o número de casos de transmissão de gonorreia pelo beijo não estar identificado, muitos médicos acreditam que este pode ser também um veículo de transmissão para esta doença, principalmente se a infecção de gonorreia não estiver apenas presente na orofaringe e tiver evoluído para a restante cavidade oral.

Estes são só alguns dos exemplos que podemos dar, pois há muitos outros tipos de doenças que podem ser transmitidas oralmente, portanto cuide-se. Ame-se! Proteja-se!

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Campos Obrigatórios *

*


7 − = um

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×