Quinta-feira , 19 Outubro 2017
Capa > Universo Feminino > Significado das Cores no Feng Shui

Significado das Cores no Feng Shui

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Tenho recebido muitos emails de leitoras solicitando que eu desenvolvesse aqui no blog Femininous.com outros temas para além da beleza, perfumes, unhas e cuidados pessoais; os pedidos são muitos mas os principais referem-se a culinária, terapias alternativas e também temas que envolvam melhoramento espiritual e melhoramento do dia-a-dia das pessoas. Por isso já falei aqui um pouco sobre o significado das pedras (Cristaloterapia) e hoje o tema é o significado das cores no Feng Shui.

Primeiro vamos esclarecer o que vem a ser o Feng Shui, que é um  termo de origem chinesa, cuja tradução literal é vento e água. Sua pronúncia correta em mandarim é “fon xuei”. Segundo os chineses vento e água representam o conceito de yin-yang, uma dualidade que descreve duas forças fundamentais opostas e complementares.

significado-das-cores-no-feng-shui

Através da força de forças fundamentais o Feng Shui utiliza objetos, cores, símbolos e elementos da natureza para conservar as influências positivas existentes num local, e aquebrantar as energias negativas que por ventura possam estar presentes, em razão da planta do imóvel estar mal posicionada ou no cômodo possuir algum elemento que possa influenciar de modo menos positivo na vida dos moradores do local.

Ba-Guá

O Feng Shui utiliza o Ba-Guá para identificar as áreas mais importantes em uma casa ou em um local. O Ba-Guá, contém oito combinações possíveis das energias Yin Yang em três linhas (as tracejadas significam Yin e as contínuas representam o Yang).

Saiba como utilizar o Ba-Guá em: – Abril – Feng Shui – Ba-guá

Agora que já temos esclarecido a função do Feng Shui, vamos ver abaixo o Significado das cores no Feng Shui:

* Tendo como base yin-yang:

Yin: o princípio passivo, noturno, escuro, frio.
Yang: o princípio ativo, diurno, luminoso, quente.

* Vermelho: Cor altamente energética, representa o elemento fogo, força e energia vital máxima. É uma cor Yang, ideal para ser utilizada em ambientes que tenham como objectivo a interação entre pessoas como a sala de estar, a sala de TV, ou mesmo a sala de jantar.

Não é recomendado o uso de vermelho na casa de banho por ser um local Yin e ligado ao elemento água; na cozinha por ser um ambiente muito Yang, e o vermelho poderá causar desequilíbrios e nos quartos, dado que o objetivo deste local é promover tranqüilidade e repouso, por isso o ideal é o uso de cores neutras como tons pastéis, azul claro, verdes suaves e rosas suaves.

* Amarelo: Trata-se de uma cor Yang que reproduz a luz do Sol e o brilho do ouro. Seu uso melhora a concentração e a facilidade de comunicação. Por ser Yang deve ser utilizada em ambientes Yang como a sala de TV. Evitando a utilização em banheiros e quartos.

* Laranja: Carrega características do elemento fogo e o elemento terra, também é uma cor Yang e portanto deve ser utilizada apenas em locais onde deva haver interação entre as pessoas como sala de jogos, sala de tv, salão de festa; devendo-se evitar a utilização da mesma em ambientes que pedem calma, tranquilidade e serenidade como o quarto e a cozinha.

* Azul: Esta cor nos remete a natureza, seja no céu ou no mar, ligada ao elemento água, transmite paz, calma, tranquilidade
e é excelente para ser utilizada em banheiros, lavabos, quartos, e sala de meditação. Favorece a introspecção e isolamento. A cor azul é Yin e não propicia ou facilita a comunicação e a interação entre pessoas, por isso não é recomendado o seu uso em ambiente Yang, como os citados acima. Êvite também utilizar azul na cozinha, dado que esta cor na cozinha pode reduzir a energia vital dos moradores da casa ao entrar em choque com o ambiente yang existente na cozinha.

* Preto: A cor preta relaciona-se ao elemento água e é o símbolo do máximo Yin. Por isso mesmo, seu uso em paredes não é recomendado.

* Verde: Cor ligada ao elemento madeira e a natureza, por isso pode ser utilizada com bastante liberdade em todos os ambientes da casa, independente de sua função. Representa o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde. Pode e deve ser utilizada em tons suaves nos quartos e banheiros. Proporciona aos moradores abertura para novas possibilidades e oportunidades, uma nova chance de recomeço.

* Branco: O branco, pode ser utilizado em toda a casa, dado que singifica pureza, limpeza, higiene, paz e tranquilidade. Paredes brancas, recebem bem cores marcantes como verde, vermelho e laranja; portanto quadros coloridos podem dar vida a uma casa totalmente branca. O único detalhe que deve ser observado é a procura pela utilização da cor branca sem brilho em ambientes Yin (quarto, banheiro, etc.) e com brilho em ambientes Yang (sala TV, cozinha).

* Rosa: É uma cor suave e ligada ao amor e aos sentimentos fraternos. Pode ser utilizada em salas de estar, salas de convívio, quartos e banheiro. Promove o amor, a união entre as pessoas, traz calma e aconchego ao coração.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Campos Obrigatórios *

*


8 + = catorze

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×