Segunda-feira , 29 Maio 2017
Capa > Moda Feminina > Roupas com Proteção Ultra Violeta

Roupas com Proteção Ultra Violeta

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

O sol tem muitos benefícios para a saúde, porém em excesso causa danos irreversíveis à pele como  manchas, rugas, vasinhos, vermelhidão, e pode ocasionar câncer de pele; por isso é essencial que  se esteja sempre protegida. Para além dos famosos protetores solares, a novidade do momento são as roupas com proteção ultra violeta, que vieram para complementar nosso arsenal contra os efeitos nocivos dos raios solares.

Embora a roupa com proteção ultra violeta já exista há pelo menos 15 anos em outros países, apenas há pouco tempo apareceram duas empresas brasileiras e por isso, os produtos ficaram mais acessíveis para nós. Essas empresas são: UV Line e a Sun Cover (ambas têm sites na internet).

Elas começaram a ser desenvolvidas na Austrália principalmente para os banhistas e esportistas, já que esse país é formado por uma população muito clara e um clima com muito sol.

Atualmente as roupas estão mais leves, com aparência de “roupas normais”, tentado equilibrar proteção-conforto-estilo.  As roupas com proteção UV tem FPU 50+ (ou seja, no mínimo 50), assim 98% ou mais dos raios ultravioletas solares são absorvidos.  Os tecidos das camisetas do dia-a-dia têm fator de proteção baixo, equivalente a FPU 5 ou 7. E se forem molhadas, caem para quase a metade.

Veja abaixo a imagem que ilustra isso:

Tecido comum x Tecido com proteção UV

Para os esportistas, há a opção de tecidos soft-dry, que facilitam a transpiração. Além disso, também há tecidos com ação bacteriostática, a fim de diminuir o odor da transpiração.

Vantagens das roupas com proteção ultra violeta:

-Proteção alta, efetiva e permanente. Em comparação com um protetor solar em loção, as roupas não precisam ser reaplicadas a cada duas horas, nem se entrar na água ou suar. E isso é absurdamente vantajoso se pensamos nas crianças e adolescentes.

-Onde a roupa cobre a pele, não precisa aplicar o protetor solar. Assim, em uma criança com uma camiseta com proteção UV, não precisa aplicar protetor solar no tronco.

-A pele não fica quente, pois o tecido especial não deixa o calor do sol passar.

- Tem durabilidade permanente, ou seja, não sai com as lavagens. Na hora de lavar, deve-se ter os mesmos cuidados que os de uma roupa delicada: não lavar na máquina (ou seja, lavar na mão), não usar alvejante, utilizar sabão neutro, torcer com cuidado e não passar com ferro.

- Pode ser usado por adultos e crianças na praia, na piscina, ou sol intenso por horas.

- Podem ser usadas também por pacientes com sensibildade ao sol: seja devido a doenças ou devido ao uso de medicações fotosensibilizantes.

- Ideal para comprar para os homens e adolescentes, já que as mulheres que nunca conseguem que eles usem protetor solar adequadamente no corpo todo.

-Os chapéus, bonés e viseiras são ótimos para proteger rosto e couro cabeludo de crianças, homens e mulheres (principalmente se calvos, com entradas ou carecas. Ou ainda os submetidos a procedimentos estéticos).

Há linhas de roupas confortáveis, peças para os diversos seguimentos (masculino, feminio e infantil) e diversos acessórios: bonés, chapéus, viseiras, guarda-sóis, luvas, calças, camisas, bermudas, shorts, regatas, maiôs com mangas, camisetas, macaquinho infantil, etc.

E atenção, como todos os produtos, devemos ficar atentos à boa procedência e à presença de certificados dessas roupas.

Fonte e Imagens © : Dra. Gisele Cristine Teixeira Barbosa

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Campos Obrigatórios *

*


6 + um =

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×