Segunda-feira , 29 Maio 2017
Capa > Saúde da Mulher > O que é Colágeno e para que serve?

O que é Colágeno e para que serve?

2 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 2 Pin It Share 0 2 Flares ×

O Colágeno é uma proteína fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, e está presente nos músculos, ossos, tendões, pele, cartilagens, unhas, cabelos, etc. O colágeno pertence ao grupo de proteínas mais abundante do corpo humano, representando cerca de 30% de sua proteína total; e  tem a função de dar sustentação as células,impedindo a deformação dos tecidos.

Com o passar dos anos e com a deficiência da produção de Colágeno no organismo começamos a perceber uma falta de elasticidade na pele, falta de brilho nos cabelos, unhas fracas e quebradiças,  flacidez em algumas partes do corpo como na face, na barriga, nas nádegas, nos braços, nas coxas, etc.

O que é Colágeno e para que serve?

Isso deve-se ao fato de que o organismo conforme vai envelhecendo passa a produzir menos colágeno, e as fibras de sustentação vão perdendo a capacidade  de  manter a pele firme. Por volta dos 45 ou 50 anos, a mulher em fase de pré-menopausa, tem uma queda acentuada na produção do hormônio estrogênio, o que faz com que as  células que produzem o colágeno, diminuam.

Alguns alimentos ricos em proteínas de origem animal, podem fornecer colágeno, mas para que o mesmo seja assimilado corretamente no organismo é necessário que a pessoa tenha uma dieta rica também em Vitamina C, vitamina E, selênio e zinco.

Uma nutricionista poderá lhe orientar como, quando e qual a melhor forma de consumir colágeno,  que pode ser através da própria substância em pó ou em cápsulas.Relativamente aos cremes com colágeno, especialistas asseguram que uma molécula desta  proteína é muito grande para passar pela barreira da pele; e que portanto um creme facial composto por colágeno não seria eficaz para penetrar na pele e cumprir a função de regenerar o colágeno. Entretanto, algumas fontes citam que os cremes a base vitamina C, estimulam a produção natural pelo organismo de colágeno; porém nada que tenham comprovação científica.

Nutricionista afirmam que é importante incluir na alimentação frutas cítricas, frutas vermelhas, aveia, quinoa, iogurte desnatado, lentilha, castanha do pará, linhaça e peixes ricos em ômega 3, para estimular a produção natural de colágeno pelo organismo.

A perda de colágeno pode ser notada quando a pessoa apresentar:

- Flacidez
– Rugas faciais
– Celulite
– Cabelos frágeis e quebradiços
– Aparecimento de estrias
– Unhas fracas e quebradiças
– Pele sem brilho e ressecada
– Dores articulares

O mais importante é não se deixar enganar por falsas promessas que nos induzem a acreditar que um simples creme poderá restabelecer como num passe de mágica a nossa juventude perdida, ou a firmeza da pele que tínhamos aos 20 anos de idade!

Faça de seu lema de vida, alimentar-se bem, preferencialmente com a orientação de uma nutricionista,  praticar exercícios físicos regulares, estar em dia com seus exames de saúde e voltar seus pensamentos para coisas positivas!

2 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 2 Pin It Share 0 2 Flares ×

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Campos Obrigatórios *

*


três − = 2

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

2 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 2 Pin It Share 0 2 Flares ×