Sexta-feira , 17 Novembro 2017
Capa > Comportamento e Relacionamentos > O Manual da Boa Educação – Paola Dessanti

O Manual da Boa Educação – Paola Dessanti

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Hoje a dica de leitura é «O Manual da Boa Educação» (Editora Paulus) de Paola Dessanti. Para além de ser um livro delicioso de se ler é uma excelente prenda de Natal para aquela amiga chatinha, aquela colega de trabalho que ultrapassa os limites ou para aquela tia que sempre estraga o almoço em família com a falta de educação que lhe é peculiar.

Se você não tiver coragem de oferecer o livro diretamente para a pessoa, invente uma brincadeira, um sorteio e dê um jeitinho para que o livro chegue à pessoa certa. Afinal de contas não podemos ser conivente com pessoas que não se apercebem da própria falta de educação, então se você não quer falar diretamente, ofereça o livro, pode ser que a pessoa assim se melhore um bocadinho! ;)

manual-da-boa-educacao

A autora Paola Dessanti começa por nos lembrar antiga vida no far-west, onde cada cowboy vivia na suspeita de que algum mau carácter quisesse mostrar que era dono de um revólver mais rápido do que o seu. E continua a dizer-nos…”Hoje já não vivemos no far-west: dizemos que respeitamos os direitos de todos, até mesmo os das pessoas que são de raça [cultura], língua ou religião diferentes das nossas; e reconhecemos que já lá vai o tempo de termos de fazer justiça pelas nossas próprias mãos. E no entanto… E, no entanto, há gente que parece ter vindo do far-west: os arrogantes, os presunçosos, …”

Infelizmente quer seja no trabalho, em família, na escola, na universidade ou na nossa vida em comunidade, nos deparamos muitas vezes com pessoas difíceis de lidar e que quando são minimamente melindrada dispararam logo um: Você sabe com quem está a falar?. Vangloriam-se da profissão que têm, das profissões que escolheram, dos diplomas e prêmios recebidos, apontam para a sua riqueza, humilham os outros semrpe que abrem a boca, causam dor, amargura, magoam as pessoas sem se importarem e disparam contra tudo e contra todos. Nunca têm dó da fraqueza e dos erros dos outros, mas são sempre muito complacentes consigo próprios, fazem-se notar quando entram num local público ou quando chegam num lugar querem ser o centro das atenções.

Ao ler a frase acima que faz parte do livro, você lembrou-se de alguém não é? Eu lembrei, não só de uma, mas de várias pessoas. Esta foi uma pequena mostra do que o «O Manual da Boa Educação» nos traz, já que a leitora poderá encontrar nas 143 páginas divididas em diversos capítulos com temas que abrangem situações do nosso cotidiano como por exemplo:

* Como apresentar-se aos outros com dicas de higiene pessoal,  orientações sobre como ser um bom amigo, como conviver em família, regras básicas de comportamento num hotel, durante as férias ou em meios de transportes, a arte da conversação, viver em comunidade, como agir ao receber e oferecer um presente à alguém, como agir num momento de luto (ou num funeral), como agir no momento em que adoece um amigo ou familiar, como agir no início de uma relação afetiva, e muitas outras dicas que vão ser extremamente útil para você e a sua família.

Ficou curiosa para conhecer o livro? Veja como comprar no link: –  O Manual da Boa Educação

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Campos Obrigatórios *

*


cinco − 1 =

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×