Terça-feira , 12 Dezembro 2017
Capa > Universo Feminino > História da Flor de Lis

História da Flor de Lis

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Tenho recebido emails de algumas leitoras com pedidos sobre dicas de tatuagem, significado de alguns símbolos, etc. Um dos pedidos foi referente a famosa Flor de Lis. Depois de uma breve pesquisa, colhi alguns dados que talvez possam ser interessantes para quem pretende fazer uma tatuagem com esta flor.

A Flor de Lis está intimamente ligada a história de muitas culturas e países, e encontra-se presente em brasões reais, bandeiras de algumas cidades importantes, símbolo do escotismo, e até mesmo em catedrais. O nome Lis vem do Gálico, e significa lírio ou iris, mas também pode ser considerado o diminutivo de Louis, do francês, Luís, já que alguns relatos históricos contam que foi “Luis VII, o Jovem” o primeiro a utilizar a flor como símbolo de seu reinado.

historia-da-flor-de-lis

Flor de Iris Pseudacorus -
16-6-2005 / Fotógrafo Steffen Heinz © (Germany) – Wikipédia

Já no livro de Jeffrey H. Richards, “Sexo, Desvio e Danação”, encontra-se a citação sobre a razão pela qual a Flor de Lis, também tornou-se símbolo da prostituição no ano de 1425, quando o Rei de França Carlos VII, colocou o Bordel de Toulouse sob sua proteção e mandou que o emblema da Flor de Lis (presente no Brasão Real) fosse afixado na casa; como sinal de sua proteção. Também em França como símbolo de manter a ordem nas cidades e vilarejos, o criminoso que fosse preso tinha seu corpo marcado a fogo com uma Flor de Lis; uma forma de mostrar ao povo que o rei encontrava-se no comando a controlar tudo e “por ordem” na cidade.

Vitral-Cathédrale-d'Auch-flor-de-lis

Flor de Lis no Vitral da Cathedrale Saint-Marie D’auch – Foto de Vassil – Wikipédia

Apesar da Flor de Lis estar presente desde a Idade Média durante várias dinastias francesas, historiadores dizem que elas já eram forjadas em antigas moedas assírias e muçulmanas a.C.

A Flor de Lis também esteve presente durante as Cruzadas e simboliza a Santíssima Trindade, podemos encontra-la num dos vitrais mais famosos do mundo na Cathedrale Saint-Marie D’auch.

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (fundador do escotismo), também escolheu a Flor de Lis em 1907, para representar os escoteiros, já que a referida flor estava presente em cartas naúticas antigas para indicar o sentido de direção, e era este o espírito que ele desejava para o Escotismo. Dentro do movimento Escotismo a Flor de Lis passou a ter outros simbolismos, como as 3 pétalas da flor representarem os deveres do Escoteiro para com Deus, para com os outros e para consigo mesmo.

Sendo símbolo da realeza, do poder, da glória, ou tendo outra simbologia qualquer, o certo é que a Flor de Lis sempre causa impacto nas pessoas, seja pela sua beleza, pela sua delicadeza, seja por sua singularidade ou pela simbologia enraizada na humanidade há milênios, ninguém fica impassível diante de uma Flor de Lis.

Fonte: Wikipédia

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Campos Obrigatórios *

*


seis + 2 =

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×