Sexta-feira , 22 Junho 2018
Capa > Universo Feminino > Festas Juninas

Festas Juninas

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Nós mulheres adoramos festas, e em se tratando das tradicionais Festas Juninas, gostamos ainda mais,  já que podemos usar e abusar da imaginação para elaborar looks divertidos e organizar uma festança em família e entre os amigos. Abaixo vou falar um pouco sobre a origem das Festas Juninas.

As Festas Juninas são festas tradicionais realizadas em todo o Brasil no mês de Junho, em homenagem ao 3 santos populares Santo António, São João e São Pedro. Dizem que  as Festas Juninas têm origem na festa pagã, realizada no solstício de verão (hemisfério norte),  em 24 de Junho. Muitos dizem também que o nome Junina deve-se ao mês de Junho, outros alegam que o nome Festas Juninas tem origem no Joanina (de São João).

Tradições e Costumes das Festas Juninas:

* Fogueira
Teve origem na Europa, e também está ligada ao solstício de verão. Alguns povos diziam que as fogueiras levavam aos deuses mensagens de fé e esperança acompanhadas dos pedidos de pessoas que depositavam na fogueira papéizinhos com os seus desejos.

* Balões
Os balões foram trazidos para o Brasil pelos portugueses, atualmente os balões no Brasil são proibidos, porém na cidade do Porto em Portugal a tradição ainda se mantém viva. O intuito era iluminar os céus em sinal de homenagem ao santo do dia.

* A Quadrilha
Com certeza esta é a tradição mais apreciada por nós mulheres, já que podemos nos divertir imenso a criar looks diferentes e divertidos para ficarmos bonitas na hora da dança. A quadrilha brasileira tem o seu nome ‘copiado’ de uma dança de salão francesa para quatro pares, a “quadrille”, em voga na França entre o início do século XIX e a Primeira Guerra Mundial.

A dança foi difundida no Brasil pela elite portuguesa e brasileiras do século XIX que tinham interesse em tudo que tivesse origem em Paris, como moda, danças, cabelos, adereços, literatura, etc. Ao longo dos séculos a quadrilha popularizou-se no Brasil e acabou por se tornar uma dança típica, folclórica e exclusiva das Festas Juninas.

As Festas Juninas Brasileiras são dividas em:

* Festas da Região do Nordeste, onde impera o forró e a dança arrasta-pé.
* Festas do Interior do Brasil Caipira, que compreende a região de Minas Gerais, Paraná, Goiás e São Paulo; onde a música caipira e regional embala a festança.

Nestas festas juninas a música é o mote principal  e as quermesses são realizadas em escolas, clubes, grêmios recreativos, igrejas praças e comunidades locais.

Em Portugal há os arraiais, realizados em espaços ao ar livre, onde a população local se reune para assistir desfiles de ruas, ouvir as marchas populares e distribuir manjericos.

O Santo mais popular das Festas Juninas:

Santo António é o santo mais popular entre as mulheres e o preferido das brasileiras, já que segundo reza a lenda, ele é o santo casamenteiro, e portanto o santo indicado para se pedir um bom marido. Há muitas simpatias, e adivinhas que são realizadas na noite, véspera do dia de  Santo António.

As simpatias de Santo António mais famosas são as seguintes:

* Uma moça solteira, deve colocar uma imagem do santo de cabeça para baixo, atrás da porta, ou dentro de um copo com água, Faz o pedido e enquanto não é atendida o santo permanece de  castigo.

* A moça casadoira retira o Menino do Jesus do colo da imagem de Santo António e faze o pedido, prometendo devolver o Menino Jesus ao colo do santinho assim que tiver encontrado um grande amor.

* A moça que deseja se casar em breve, amarra uma fita vermelha e outra branca no braço de Santo António e faz o pedido para encontrar o marido ideal, reza-se uma Pai Nosso e uma Salve-Rainha;  e pendura a imagem debaixo da cama com a cabeça para baixo. A imagem só deve ser retirada dalí, após a jovem ter conseguido encontrar o seu amor.

Faça você a sua Festa Junina:

- Organize uma festa no seu condomínio, na sua rua, ou na sua escola, ou na sua empresa;
– Faça uma lista dos convidados;
– Elabore uma lista com os comes e bebes, veja o que é necessário e peça para que cada convidado contribua com um prato típico e uma bebida.
– Lembre-se as comidas típicas das Festas Juninas são curau, bolo de milho, pé-de-moleque, quentão, pinhão, pipoca, cachoro-quente, sanduiches pequenos, canapés, pamonha, milho verde, cuscuz, etc.
– Você pode criar os enfeites, com papel de seda você faz as banderinhas ou bandeirolas, se preferir algo mais sofisticado recorra a lojas especializadas em decoração de festas;
– Para participar das Festas Juninas elabore um look divertido, com batom vermelho e bochechas rosadas, e algumas pintinhas a imitar sardas.
– Escolha um vestido de Festa Junina bem bonito, atualmente há lojas de fantasias que oferecem belos vestidos a preços convidativos, vale o investimento.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Um comentário

  1. gostei me ajudou um pouco mas foi bom vc pode colocar todas as tradições ou só tem essas

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Campos Obrigatórios *

*


− 2 = sete

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×