Quarta-feira , 26 Julho 2017
Capa > Acessórios de moda > Cuidado ao comprar bijuteria pelo Facebook

Cuidado ao comprar bijuteria pelo Facebook

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Há tempos que ando para fazer este post, em tempos falei aqui sobre as marcas e seus truques, hoje venho falar sobre os embustes por trás de muitas páginas que se destinam a vender bijuteria pelo Facebook. Todas as que tive experiência de compra são de Portugal e dos Açores. Não sei se ocorre o mesmo no Brasil, porque nunca comprei nada no Brasil, portanto não posso afirmar algo que não tenho experiência.

Adoro bijuteria e por isso, embora desconfiada, decidi fazer algumas experiências e adquiri algumas peças através de algumas páginas do Facebook. Devo dizer que o problema não se resume só ao Facebook, já que em blogs e/ou sites de bijuterias o mesmo pode acontecer. Porém o que observo é que no Facebook a coisa é mais acentuada.

cuidado-ao-comprar-bijuteria-pelo-facebook

Muitas páginas do Facebook publicam fotos trabalhadas, tanto no contexto de fundo como na manipulação das imagens com algum programa gráfico, ou  por vezes colocam por baixo da peça de bijuteria uma imagem de alguma modelo famosa, ou alguma página de revista, ou algum artificio para valorizar mais a peça. Isso te “desvia” a atenção para o fundo, fazendo com que  você acabe por não fixar muitos detalhes da peça.

Muitas vezes a foto da peça, brinco, pulseira, colar é trabalhada em photoshop, exaltando, cores e brilhos. Em outras vezes a foto é bem próxima da peça dando a impressão de que o brinco é muito maior do que na realidade é.

Esses são apenas alguns dos detalhes que me apercebi, ao ver fotos, comprar a peça e ficar profundamente decepcionada ao receber em casa via correio. Primeiro problema é que em quase 100% dos casos você é obrigada a fazer o pagamento antecipado, e só então receber e encomenda. Sendo assim depois que receber a porcaria em sua casa, vai ter seu dinheiro de volta como?  Segundo lugar, em todas as vezes,  nenhuma me mandou uma factura (nota fiscal) do pagamento da mesma. Dependendo da pessoa, pode levar até mais de 15 dias para você receber a mercadoria.  Nisso você vai ter que enviar 500 emails dizendo que já efetuou o pagamento e que ainda não recebeu a peça.

A seguir nos deparamos com a seguinte situação. Você vê  uma foto no Facebook de um brinco, achou bonito, encomenda, paga e espera. Ao receber o brinco que parecia ter 5 cm de comprimento, tem na realidade 1.50 cm. O mesmo ocorreu ao comprar um fio com uma cruz em prata, onde supostamente na foto, a cruz era grande. Ao recebe-la,  percebi que a mesma tinha apenas 1/3 do tamanho mostrado na foto. Ao questionar a responsável pela página do FB, a resposta que recebi é que na foto ela aparece maior, mas que me enviou exatamente aquilo que eu pedi.

Outra situação, foi comprar algumas pulseiras, de uma famosa página de venda de biju dos Açores, ao recebe-las o metal estava todo escurecido, como se a mercadoria estivesse encalhada há anos. O metal estava tão escuro, mas tão escuro que sinceramente acabei por achar que se tratava do tal famoso metal escurecido “ouro velho”. Revoltada voltei a página para checar as imagens e ver o que havia de errado com as peças que eu havia recebido. Pois é, as peças eram as mesmas, só que a “moçoila simpática” dona da página tinha dado um belo de um retoque nas fotos de modo a não parecer que o metal estava escuro. Contactei a mesma, e a resposta que obtive foi que não era verdade, que ela nunca havia feito isso. Que nunca seria capaz de enviar peças escurecidas para as clientes. E que nem valia a pena eu enviar de volta porque ela não faria troca; e ainda me mandou usar uma flanela para limpar a biju. Simpática não é?

Fica também o alerta que muitas páginas vendem peças dizendo ser exclusivas e você encontra nas lojas dos chineses igual por 1/3 do preço.

Como ir pelas vias legais iria despender tempo,  dinheiro e minha paciência que já é pouca, decidi deixar para lá; se ainda fosse uma loja com morada e NIF, ainda valia a pena recorrer aos meios legais. Continuo a ver muita gente reclamar nas páginas que vendem bijus e em muitos fóruns.

Fica também o alerta para grupos de leilão de artesanato e bijuteria no Facebook. Participei de um leilão, a foto era de uma coisa, e recebi outra. Falei com pessoa, e a mesma disse que a flor da pulseira que ela havia anunciado (com foto e tudo) não tinha mais, então ela decidiu enviar-me o que ela tinha, sem me consultar. Falei inclusive com a dona do grupo, relatei a situação, pedi que ela colocasse um alerta no grupo porém  a mesma não teve sequer a simpatia de por um alerta para que demais pessoas não fossem ludibriadas.

A estas pessoas eu só posso dizer que elas podem conseguir enganar um bom grupo de pessoas por um bom tempo, mas não eternamente. Com todas elas eu voltei a falar e tentei resolver o problema porém nenhuma delas assumiu a responsabilidade pela merd@ que me tinham enviado. E assim caminha a humanidade onde alguns se acham mais espertos e inteligentes do que os outros.

Saliento que tem muita gente boa e a trabalhar com honestidade. Eu não generalizei, apenas narrei a experiência que tive e que me foi decepcionante. Não declinei o nome das páginas aqui por motivos óbvios.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Campos Obrigatórios *

*


5 + = sete

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×