Domingo , 30 Abril 2017
Capa > Perfumes Femininos > Como escolher um Perfume

Como escolher um Perfume

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Escolher um perfume que combine com a nossa pele nem sempre é fácil, diante de tantas ofertas de perfumes de diversas marcas, o ideal é aprender um pouco sobre as notas olfativas e as diferenças entre as diversas fragrâncias; assim você fica sabendo quais familias olfativas combinam mais com a sua pele.

Um perfume é a conjunção de diversas substâncias que interagem de maneiras diferentes de acordo com o período de duração do perfume. O odor do perfume é designado pela composição de notas olfativas, um perfume geralmente é o resultado final de uma combinação média de 75 a 200 essências; sendo sub-dividido ou composto por notas de cabeça, notas de coração e notas de fundo.

Notas de cabeça: É a primeira impressão que se tem do perfume. As notas evaporam-se rapidamente em cerca de 3 minutos.
Notas de coração: É o verdadeiro cheiro do perfume e se mantém na pele de cinco a oito horas.
Notas de fundo: São as últimas notas a evaporarem, permanecendo na pele por até vinte e quatro horas, e são essas as notas que mais apreciamos sentir em nossa pele, é o resultado essencial do perfume.

Para além das notas olfativas temos as famílias olfativas que classificam os perfumes dentro de um gênero específico que é baseado nas notas olfativas utilizadas em sua composição.

Principais Famílias Olfativas:

- Chipre Florais: Clássicos e sofisticados, geralmente apreciado pelo público masculino, quase sempre proveniente de musgos e do carvalho;
– Orientais Florais: Quase sempre contém em sua composição vanilla, ylang-ylang, patchouly e âmbar. São perfumes fortes, marcantes e sensuais;
– Secos e Frutados: Geralmente tem em sua composição encontramos especiarias como o cravo, canela, pimentae noz-moscada. São perfumes frescos, leves porém com um toque sedutor;
– Fougère: Composto por matérias-primas extraídas de madeiras nobres e especiarias raras. Cativante, para pessoas com personalidade marcante;
– Cítricos Florais : Contém notas de flores diversas que combinadas resultam num bouquet de aromas romântico e forte;
– Cítricos Frutados: Composto por notas de frutas como bergamota, lima, cassis, ameixa, abacaxi, resultam numa composição deliciosa e adocicada e que pode ser usada em qualquer ocasião;
– Couros: Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc. Fragrâncias secas e sensuais;

Diferenças entre parfum,  eau de parfum,  eau de toillete, eau de cologne e  Splash:

As fragrancias são compostas por: Etanol, Propilenoglicol, Água Deionizada, e Essência. O que diferencia as fragrâncias é a quantidade de essência (óleos aromáticos) e a quantidade de propilenoglicol colocada em sua fórmula.

Veja abaixo a classificação das fragrâncias:

Parfum: 20 a 40% de Essência (Mais fortes e com alta fixação)
Eau de parfum : 12 a 18% de Essência
Eau de toilette: 8% a 14% de Essência
Eau de cologne: 3 a 7% de Essência (Mais suaves e pode ser usada no corpo todo)
Splash Perfumes: 1% de Essência (Leve pode ser usada várias vezes ao longo do dia, por todo o corpo)

Dicas para escolher o seu perfume:

1- Se você gostou de algum perfume que sua amiga usa, dirija-se a uma perfumaria e antes de compra-lo peça à vendedora para passar no seu pulso o perfume. Saia para dar uma volta e volte após 30 minutos, só após este tempo é que você saberá exatamente como o perfume fica em sua pele.

2- Perfumes apresentam resultados diferentes conforme a sua pele, geralmente em peles secas o perfume evapora rapidamente, e em peles oleosas o perfume fixa melhor e com maior intensidade. Por isso as vezes um perfume que você achou que ficou bom em uma amiga, poderá não ficar igual em sua pele.

3- Quando comprar um perfume procure descobrir a qual familia olfativa ele pertence e quais os componentes das notas olfativas, assim se você gostar dele, para a próxima compra já saberá qual o gênero de perfumes que deverá procurar.

4- Quase toda loja de perfumes contém grãos de café num pequeno frasco, que será útil para você cheirar e “apagar” do seu olfato o último perfume que você cheirou na loja. Geralmente quando entramos numa perfumaria ficamos empolgadas e cheiramos vários perfumes, isso acaba por nos confundir. Os grãos de café servem para isso, para que o aroma sentido anteriormente se dissipe do seu olfato.

5- Quando for comprar um perfume não borrife mais do que 4 fragrâncias em sua pele, os aromas irão se misturar e você ficará confusa para escolher o que mais gostou.

6- Por fim na perfumaria utilize apenas 4 pontos para borrifar os perfumes que você pretende comprar: Os dois pulsos e os dois ante-braços.

Locais do corpo onde você deve aplicar o perfume:

1- Algumas pessoas exageram na dose e tomam banho de perfume, isso é péssimo. Não é nada agradável entrar num local e se sobressair por causa do perfume, além de ser vulgar, você poderá afugentar as pessoas de perto de si, já que algumas pessoas sentem-se mal na presença de aromas intensos. Fique atenta a isso.

2- O perfume deve ser aplicado moderadamente em pontos estratégicos como pulsos, atras dos joelhos, nuca, tornozelos, e entre os seios.

3- Nunca aplique o perfume na maçã do rosto, próximo ao nariz, ou próximo aos lábios; dependendo do perfume ou da sua sensbilidade poderão ocorrer alergias respiratórias, enxaquecas, além da saturação do seu olfato,  tornando-o temporariamente insensível à outros odores.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×